sábado, 20 de agosto de 2011

Reencontro de alvinegros hoje no estádio Engenhão


Pouco mais de uma semana depois de terem se enfrentado na estreia na Copa Sul-Americana, Botafogo e Atlético-MG se reeencontram às 18h, quando duelam no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), em confronto válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pelo torneio continental os cariocas ganharam em Minas Gerais por 2 a 1 e podem ser apontados como favoritos, mesmo após a derrota de 1 a 0 para o Internacional.
Maicosuel, do Botafogo foi um dos jogadores, além do técnico, a pregar respeito ao adversárioMaicosuel, do Botafogo foi um dos jogadores, além do técnico, a pregar respeito ao adversário

O Glorioso é o quinto colocado com 28 pontos e pretende ganhar para encostar no líder Corinthians, que tem nove pontos a mais. Já o Galo, que sofreu uma virada para o próprio Timão por 3 a 2, junta os cacos e tenta sair da zona de rebaixamento, onde se encontra com apenas 15 pontos.

A diferença entre os dois times na tabela de classificação e o fato de o Botafogo jogar em casa são fatores que realmente tornem o anfitrião favorito absoluto. Mas não na visão do técnico Caio Junior, que preferiu minimizar o mau momento do rival. "Não podemos levar em consideração o momento do Atlético Mineiro, pois cada jogo tem a sua história. Se vem em um pior momento, talvez o Atlético também chegue com menos responsabilidade de vitória, o que aumenta a pressão sobre o Botafogo. Pode parecer frase feita, mas no Campeonato Brasileiro não existe jogo fácil. Muitas vezes se ganha de quem está melhor colocado e se perde de quem vem na parte de baixo da tabela de classificação. Portanto, temos que ignorar a situação do nosso rival e concentrarmos forças no nosso jeito de jogar", disse Caio Junior.

Os jogadores do Botafogo entenderam o recado e garantem que não vai existir nenhum tipo de menosprezo ao Atlético. Existe uma preocupação com o ímpeto inicial do Galo, que no meio de semana chegou a abrir 2 a 0 sobre o Corinthians no primeiro tempo. "Por conta de sua situação no Campeonato Brasileiro o Atlético Mineiro começa os jogos com muita disposição e não podemos deixar que eles tomem o controle da partida no início, ainda mais porque vamos jogar em casa e com a torcida esperando uma postura bem diferente da gente. Será um jogo complicado, pois o adversário precisa do resultado tanto quanto a gente", disse o volante Renato.

Se o Botafogo vai tomar cuidados por conta do início do Galo diante do Corinthians, no Atlético existe a preocupação em não se repetir os erros cometidos no meio de semana. Portanto, o técnico Cuca vem cobrando para que a postura da equipe se modifique. "Logicamente que sentimos muito o que aconteceu contra o Corinthians e que ficou um sentimento de frustração. Mas não podemos jogar fora o nosso grande primeiro tempo e nem esquecer os erros da segunda etapa. Tudo tem que servir de lição para este confronto diante do Botafogo. Sei como é difícil bater esse adversário no Engenhão, mas precisamos ir em busca do resultado positivo", disse Cuca, com a experiência de quem dirigiu o Botafogo por mais de dois anos entre 2006 e 2008.

Ficha técnica

Botafogo: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Alexandre

Oliveira (Felipe Menezes) e Alex

Técnico: Caio Junior

Atlético-MG: Renan Ribeiro, Werley, Lima e Leonardo Silva; Serginho, Fillipe Soutto, Dudu Cearense, Bernard e Richarlyson; Magno Alves e André

Técnico: Cuca

Estádio: Engenhão

Horário: 18h

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)

Assistentes: Marrubson Freitas (DF) e Carlos Manzolillo (DF)

Cruzeiro quer rever caminho para as vitórias
Depois de um período de ascensão após a chegada de Joel Santana, o Cruzeiro já amarga uma sequência de jogos com resultados ruins. Nas últimas seis rodadas, a Raposa venceu apenas uma partida e foi derrotada cinco vezes. Para voltar a crescer e brigar pelos primeiros lugares, o Cruzeiro terá que vencer o Ceará, às 18h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Para que a equipe não acumule ainda mais resultados negativos, o técnico Joel Santana pede atenção contra as principais armas do Vozão.

O treinador cruzeirense lembrou que o Ceará já demonstrou ser capaz de surpreender equipes grandes. Após empatar com o Corinthians, por 2 a 2, na capital paulista, os cearenses venceram o Grêmio por 3 a 0, em Fortaleza e buscam embalar no campeonato. "É uma equipe que já vem armada, conseguindo bons resultados, principalmente dentro de casa. Dá um escorregão aqui ou ali como qualquer equipe dá no Campeonato Brasileiro, como é inexplicável eles perderem para o Avaí. Mas, dentro de casa, estão mantendo uma postura de ganho de pontos", disse.

Ficha técnica

Cruzeiro: Fábio; Vitor, Gil, Naldo e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Roger e Montillo; Ortigoza e Wellington Paulista Técnico: Joel Santana

Ceará: Diego; Boiadeiro, Fabrício, Diego Sacoman e Egídio; Rudnei, Edmílson, Eusébio e Thiago Humberto; Osvaldo e Marcelo Nicácio Técnico: Vagner Mancini

Estádio: Parque do Sabiá

Horário: 18h

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)

Assistentes: Jossemmar José Diniz Moutinho (PE) e Clovis Amaral da Silva (PE)

Corintianos querem o título simbólico do primeiro turno

Garantido na primeira colocação do Campeonato Brasileiro depois de vencer o Atlético-MG e contar com tropeço do vice-líder Flamengo, o Corinthians entra em campo às 18 horas, diante do Figueirense, com propósito ainda maior: vencer para ser campeão de maneira antecipada do primeiro turno da competição.

Com 37 pontos, três acima do rival carioca, o time alvinegro pode seguir no topo mesmo em caso de derrota, pois tem uma vitória a mais. Mas o pensamento é outro: se bater o Figueirense, o Corinthians vai à última rodada da primeira metade do campeonato sem poder ser alcançado. "Isso consolidaria trabalho e geraria confiança. Muito mais ainda porque o time perdeu uma série de jogadores e essas situações continuam se comprovando", disse o técnico Tite, ao lembrar que, das oito equipes campeãs na fórmula de pontos corridos, apenas duas (São Paulo, em 2008, e Flamengo, em 2009) não haviam virado o primeiro turno no topo.

Para tentar cumprir a missão, o treinador tem apenas dois desfalques, mas ambos na lateral esquerda: Fábio Santos, com a clavícula esquerda fraturada, e Ramon, com lesão muscular na coxa direita, não jogam. Assim, o lateral direito Welder será mais uma vez improvisado no setor. Exceto pelo retorno do zagueiro e capitão Chicão depois de cumprir suspensão, a formação deve ser a que iniciou contra o Atlético-MG. Apesar de ter o elenco quase completo, Tite adota cautela quanto ao resultado.

Fred treina no Fluminense e  deve enfrentar o Vasco

Rio de Janeiro (RJ) - O Fluminense vai contar com o retorno do atacante Fred no clássico deste domingo, às 18h, contra o Vasco no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), em confronto válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Depois de desfalcar o time na vitória por 3 a 0 sobre o Figueirense, no meio de semana, por conta de dores musculares nas duas pernas, o atleta participou normalmente do treino realizado na manhã desta sexta-feira, nas Laranjeiras, e confirmou escalação. Apesar de ter marcado dois gols contra o Figueirense, sendo apontado como o grande destaque do jogo, Rafael Moura deverá voltar mesmo para o banco de reservas. Ele não treinou entre os titulares nesta sexta-feira, com o ataque principal sendo formado por Rafael Sobis e Fred.

Fica evidente mais uma vez que o técnico Abel Braga não pretende armar a equipe com dois centroavantes de origem. "Não vejo nenhum problema em atuar ao lado do Fred, mas a decisão cabe ao Abel", disse Rafael Moura. Na atividade de ontem o treinador comandou um treino alemão, com os jogadores sendo divididos em três grupos. Depois, dirigiu uma atividade tática e testou a equipe com apenas um volante, retirando o colombiano Valencia da formação principal e colocando Souza. Porém isso só deverá ser usado no domingo em caso de necessidade, como se o Tricolor estiver perdendo no segundo tempo.

Em alguns momentos aconteceram entradas mais ríspidas, como uma do argentino Martinuccio em Souza, que chegou a deixar o gramado por alguns minutos. Quem deixou o treino mais cedo foi o atacante Ciro, com dores no tornozelo direito. Mas a lesão não chega a preocupar e ele será relacionado para o clássico. Com o retorno de Fred na vaga de Rafael Moura o Fluminense deverá ir a campo neste domingo com a seguinte escalação: Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Valencia, Lanzini e Marquinho; Rafael Sobis e Fred.

CBF adia Flamengo e Corínthians

Após receber um pedido da diretoria do Flamengo a CBF decidiu adiar em um dia a partida do clube carioca contra o Corinthians, no Pacaembu. Antes marcado para o dia 7 de setembro, às 21h50 (de Brasília), o duelo entre os atuais dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro ocorrerá um dia depois, no mesmo horário e local.

Em conseqüência desta alteração, o jogo entre Flamengo e Atlético-PR que seria no dia 10 de setembro, às 18 horas (de Brasília), no Engenhão, passará para o domingo, dia 11, em Macaé, no estádio Moacyrzão, no mesmo horário.

O motivo do pedido do clube carioca foi a convocação do meia Ronaldinho Gaúcho para o amistoso da seleção brasileira contra Gana, marcado para o próximo dia 5, em Londres. Pelo desgaste da viagem de volta seria incerta a presença do jogador no duelo do dia 7, situação que se repetiria com o volante Ralf, do Corinthians.

Restrição

A atitude da CBF se restringe por enquanto aos líderes do campeonato, mas o adiamento pode provocar reclamações de Santos, Botafogo, Internacional e Cruzeiro, que também tiveram jogadores convocados por Mano Menezes e têm jogos marcados para o dia 7.

Para o técnico Tite, do Corinthians, a única maneira de evitar estas reclamações é uma mudança no calendário do futebol brasileiro.

"Tenho uma opinião bem clara sobre isso. Antes de criticar gosto de apontar solução, e ela é clara: em data Fifa não deveria ter jogo do Campeonato Brasileiro. Pronto. Assim fica tudo igual: não prejudica atleta, não prejudica equipe e não dá margem de interpretação nenhuma", declarou o comandante alvinegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário