quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Obras para a Copa do Mundo no Brasil 2014

Arena da Baixada fecha em outubro para obras da Copa, diz arquiteto

Carlos Arcos diz que 45% do estádio está pronto, mas reforma não pode ser adiada mais uma vez

Projeção da nova fachada da arena atleticana
O arquiteto Carlos Arcos, responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo da Arena da Baixada, prevê que as obras para adequar o estádio da Copa em Curitiba às exigências da Fifa comecem dentro de um mês e meio, no dia primeiro de outubro.
O início da reforma exigirá que o campo do Atlético Paranaense seja interditado. Com isso, o clube terá que encontrar um novo local para mandar seus jogos do Campeonato Brasileiro, que segue até o começo de dezembro.
As opções são o Couto Pereira, do rival Coritiba, e o Durival Britto, que teria de passar por reformas de ao menos R$ 10 milhões –provavelmente bancadas pelo próprio Atlético.
De acordo com Arcos, se a reforma da Arena não começar no início de outubro, dificilmente Curitiba poderá sediar a Copa das Confederações. O evento que testa a infraestrutura para o Mundial começa em junho de 2013.
“Pode ser que o começo da obra seja adiantado, atrasar acho difícil”, afirmou o arquiteto durante o sexto Fórum dos Arquitetos da Copa, realizado pelo Portal 2014 nesta sexta-feira (12), em São Paulo.
Segundo cronograma da Fifa, a reforma da casa atleticana deveria ter começado em 2010. No entanto, a definição do modelo de financiamento da obra ocorreu há somente duas semanas. Em vez de contratar uma empreiteira, os conselheiros decidiram deixar a obra nas mãos do ex-presidente do clube, Mario Celso Petraglia.
Mas a decisão ainda gera dúvidas dentro do próprio Conselho Deliberativo, que nesta semana enviou ofício pedindo detalhes financeiros e técnicos da proposta. Petraglia diz que o orçamento gira na casa dos R$ 180 milhões.
A diretoria do clube nega que as obras estejam atrasadas e se respalda no fato de que 70% do estádio já atende às exigências da Fifa. Arcos, porém, afirma que apenas 45% da Arena está pronta para o Mundial. No momento, o cronograma do arquiteto prevê entre 16 e 17 meses de trabalho.
O estádio terá um novo lance de arquibancadas no setor oeste, com aproximadamente 10 mil assentos, onde serão concentrados vestiários, setores vip e áreas de imprensa. A Arena também terá uma cobertura metálica para o Mundial e a eliminação de um poço de elevador no setor leste que gera pontos-cegos nas arquibancadas.
O arquiteto diz que 90% do projeto executivo está feito. “Entre setembro e outubro do ano passado foram contratados os projetos todos juntos, arquitetura e complementares, exceto TI (Tecnologia da Informação), já que a Fifa passou os requisitos apenas em fevereiro. Hoje, o projeto de TI está 80% pronto.”
Apesar do estágio avançado dos projetos, as indefinições políticas parecem estar esgotando a paciência dos responsáveis pela renovação.
“O projeto nasce com 45% do estádio pronto, mas isso tem sido uma faca de dois gumes. Por termos uma parte adiantada, não se tomam as decisões para o projeto seguir em frente”, afirma Arcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário